ABQM - Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha

Registro de animal

Como registrar um animal?

Tenha acesso ao Manual de Sistema de Pedido de Registro e Inspeção On LIne e confira passo a passo como enviar as informações para registrar seu animal. Acesse:

http://wwwportalabqm.com.br/images/pdfs/abqm_sistema-de-pedido-registro.pdf

Primeiro Passo - Para registrar um animal Quarto de Milha é preciso comunicar a cobertura. Isso dever ser feito pelo proprietário do reprodutor, através do preenchimento do Relatório de Serviço de Reprodutor, notificando todas as coberturas efetuadas pelo reprodutor nas estações de monta, que são divididas em dois semestres:

1º Semestre - coberturas de 01/01 até 30/06 - Prazo de entrega: 01/07 até 15/08 2º Semestre - coberturas de 01/07 até 31/12 - Prazo de entrega: 02/01 até 15/02

No Relatório de Serviço de Reprodutor deve constar o nome, número de registro e pelagem do reprodutor.

Em seguida, o nome e o número do registro das éguas que forem servidas, assim como todas as datas de cobertura, caso a égua seja comum ou sem registro deve constar no lugar do número do registro o número marcado a fogo.

Observação: Caso o garanhão cubra éguas de terceiro é obrigação do dono do garanhão fornecer um Certificado de Cobrição para o dono da égua.

Segundo Passo - Após o nascimento é necessário chamar um Inspetor Oficial da ABQMque vai elaborar a resenha do produto no Pré-Registro, documento esse que a ABQM enviará ao proprietário da reprodutora em resposta à comunicação da cobertura da égua.

No Pré-Registro pode ser informado até 3(três) opções de nome para o produto, não podendo exceder 20 letras e espaços e no máximo 3(três) palavras. E ainda existe a opção do criador autorizar a ABQM escolher outro nome caso as opções informadas pelo criador já estejam em uso.

Terceiro Passo - O terceiro passo é enviar para a ABQM o Pré-Registro preenchido e assinado pelo Inspetor Oficial no prazo de até 180 dias após o nascimento do produto.

Não esquecendo de enviar juntamente com o Pré-Registro o pagamento conforme Tabela de Emolumentos Vigente. Consultar Tabela de Emolumentos

Também verifique as seguintes situações:

Preencher a Inscrição de Criador.

Necessidade do Certificado de Cobertura. Ele é obrigatório quando o dono do cavalo não for o mesmo da égua, ou seja, sempre quando for cedido o serviço de coberturas, nele deve constar as assinaturas dos proprietários, nome e número de registro da égua e do garanhão e as datas em que a égua foi coberta.

Necessidade do Certificado de Cobrição.Ele é obrigatório quando o dono do cavalo não for o mesmo da égua, ou seja, sempre quando for cedido o serviço de coberturas, nele deve constar as assinaturas dos proprietários, nome e número de registro da égua e do garanhão e as datas em que a égua foi coberta.

Necessidade da Guia de Transferência de Propriedade - para o produto .Essa será obrigatória caso a reprodutora seja vendida com data posterior ao do nascimento do produto.

Necessidade da Guia de Transferência de Propriedade - para a reprodutora.Essa será obrigatória caso a reprodutora não esteja em nome do criador.Terá que enviar a Guia de Transferência com o Certificado de Registro Original da égua e com data de venda anterior ao do nascimento do potro

Em ambos os casos em que há necessidade da Guia de Transferência será necessário reconhecer firma da assinatura, caso o vendedor não tenha Inscrição de Criador.

 

Meu animal nasceu, o que devo fazer?

Após o nascimento é necessário chamar um Inspetor Oficial da ABQM para fazer a resenha, escolher um nome para o produto não podendo exceder 20 letras e espaços e no máximo 3(três) palavras.

O Pré-registro é um documento enviado pela ABQM em resposta ao criador, da comunicação de égua servida para a produção de animais da raça Quarto de Milha e seus mestiços.

 

Posso escolher qualquer nome para meu animal?

Sim, deve ser dado um nome aceitável, que não exceda 20 (vinte) caracteres e 3 espaços, incluindo letras ou espaços em branco, e que ainda não esteja em uso, nem cause confusão com o nome de qualquer outro animal já registrado anteriormente.

Não se registrarão nomes:- que tenham a mesma fonética de outros nomes já registrados;

- não serão aceitos nomes cujas diferenças incidam apenas nos sufixos, prefixos, nºs ordinais ou cardinais;

- que representem números ordinais, e estejam acompanhados de sinais de exclamação ou interrogação;

- considerados obscenos, vulgares ou cuja significação dê duplo sentido ou se prestem a falsas interpretações;

- que afetem crenças religiosas.

Obs.: não é permitida a reserva antecipada de nomes.

 
Para registrar o potro em meu nome é necessário preencher a Inscrição de Criador?

Toda a pessoa que desejar criar cavalos da raça Quarto de Milha é obrigada a apresentar na ABQM a Inscrição de Criador. Nessa ficha, constará todos os dados pertinentes ao criador.

Não somente os dados pessoais, como também os do criatório, como: localização, área, construções, plantel e o mais importante: as assinaturas utilizadas pelo criador, assim como de seus representantes que, na sua ausência, estão autorizados a assinar os papéis junto à entidade de registro.

Clique aqui, preencha o formulário que se encontra em Impressos ABQM, e nos envie com firma reconhecida em cartório.


Quais são os graus de sangue da raça Quarto de Milha?

PURO DE ORIGEM, para os que:

- tenham sido previamente registrados em "Stud Book" Oficial reconhecido pela American Quarter Horse Association;

- sejam produtos de animais que atendam ambos (tanto o garanhão como a égua) ao disposto no item acima;

- sejam produtos de genitores (ambos) puros de origem, registrados no Stud Book do Cavalo Quarto de Milha,- sejam animais que atendam à exigência: Os produtos APÊNDICES que estiverem inscritos no Registro de Mérito, com índice de velocidade igual ou superior a 100, por duas vezes e, desde que os índices atingidos sejam em páreos clássicos do calendário oficial e que os índices de velocidade desses animais sejam confirmados através de exames "anti-dopping", ou que tenham obtido 30 pontos ou mais, em Conformação e Trabalho, em provas oficiais pela ABQM, poderão obter Registro como Puros, desde que aprovado por um inspetor veterinário, indicado pelo Superintendente do SRGCQM, não sendo animal portador de prognatismo ou monorquidismo uni ou bilateral e aprovados sucessivamente pelo Superintendente do SRGCQM e pelo Conselho Deliberativo Técnico da ABQM, hipótese em que será expedido um novo Certificado de Registro;

MESTIÇOS - aqueles que tiverem composição racial entre ½ (um meio) e 15/16 (quinze dezesseis) avos Quarto de Milha;

PUROS POR CRUZAMENTO (PC) - Produtos com composição racial igual ou superior a 31/32 (trinta e um trinta e dois) avos de Quarto de Milha, obtidos através de cruzamentos absorventes com éguas bases ou comuns ou com animais puros de outras raças, devidamente cadastradas na ABQM;

APÊNDICES - Produtos resultantes de cruzamentos entre animais Puros Quarto de Milha e Puro Sangue Inglês, devidamente cadastrados na ABQM e produtos resultantes de cruzamentos entre animais Puros Quarto de Milha com animais "APÊNDICES", anteriormente registrados.

 

Quais são as pelagens do Quarto de Milha?

As pelagens Oficiais são: Alazão, Alazão Tostado, Baio, Baio Amarilho, Castanho, Cremelo, Lobuno, Perlino, Preto, Rosilho, Tordilho, Zaino.

 

Quando devo enviar o Certificado de Cobertura ?

Ele é obrigatório quando o proprietário do garanhão não for o mesmo da reprodutora, ou seja, sempre quando for cedido o serviço de coberturas, nele deve constar as assinaturas dos proprietários, nomes e números de registro da reprodutora e do garanhão e as datas em que a reprodutora foi coberta.

 

A égua não está em meu nome e o potro já nasceu, o que devo fazer?

O primeiro passo é transferir a égua para seu nome com data da venda anterior a data do nascimento enviando a Guia de Transferência de Propriedade e o Registro Original.

Depois é necessário chamar um Inspetor Oficial da ABQM para fazer a resenha, escolher um nome para o produto não podendo exceder 20 letras e espaços e no máximo 3(três) palavras e enviar para a ABQM, no prazo de até 180 dias após o nascimento.

 

Comprei apenas o potro o que devo enviar?

É necessário encaminhar o Pré-Registro já resenhado pelo Inspetor Oficial da ABQM com a Guia de Transferência de Propriedade com o nome do potro e assinada pelo proprietário da égua.

 

Minha égua é comum, sem registro, tenho como registrar o filho dela?

Sim, desde que a égua não fuja do padrão racial (não pode ser pampa, pintada, albina e petiça).

É necessário comunicar a cobertura através do Relatório de Serviço de Reprodutor.

O Pré-Registro é um documento enviado pela ABQM em resposta ao criador , da comunicação de égua servida para a produção de animais de raça Quarto de Milha e seus mestiços.

Após o nascimento chamar um Inspetor Oficial da ABQM para fazer a resenha, escolher um nome para o produto não podendo exceder de 20 caracteres e 3 espaços e enviar para a ABQM no prazo de 180 dias após o nascimento.

 

Como solicitar a 2ª via do Registro?

Solicitação de Segunda Via de Registro só será aceita através de correspondência, nominando o animal o número do Registro e o motivo (ex.:perda, dano...).

Obs. Só o proprietário pode solicitar a 2º via do registro ou o comprador desde que apresente a Guia de Transferência de Propriedade.

Caso não tenha Inscrição de Criador é necessário reconhecer firma da assinatura.

 

Qual o prazo para encaminhar o pré-registro já resenhado pelo inspetor e visto ao pé?

O prazo para entregar o Pré-Registro é até 180 dias a partir da data de nascimento.

Até 240 dias o produto poderá ser aceito com multa de R$ 49,50 para animais puros e R$ 24,70 para animais mestiços conforme tabela de emolumento.

Após 241 dias o registro poderá ser aceito mediante a autorização do Conselho Deliberativo Técnico que estipulou o valor da multa a partir da data de nascimento até o ato do pagamento, como regra, no primeiro ano será cobrado R$ 100,00 e após cada semestre mais R$ 100,00.

Importante salientar que a resenha seja feita o mais breve possível e que o potro esteja ao pé da égua, exceção esta para animal de Transferência de Embrião, que terá de fazer exame de DNA e que o potro esteja ao pé da receptora.

 

O que é necessário para registrar um sufixo em meu nome?

Primeiro é necessário verificar se o sufixo não está em uso, podendo consultar no site em Serviços On Line >Informações ABQM > Consulta de Sufixo. A ABQM irá verificar se já existem animais registrados com o sufixo.  

Caso autorize mais alguém a utilizar o sufixo ,deve acrescentar o nome do(s) criador (es) na carta.

 

Como cadastrar um animal PSI (Puro Sangue Inglês) ?

Para cadastrar um animal de outra Associação, é necessário encaminhar uma cópia do documento do animal atualizada em nome do criador, pedigree até a 5ª geração e pagamento da taxa de R$15,50 para Sócio e R$31,00 para Não-Sócio.

Banner
Banner
Banner
Banner

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha | Todos os direitos reservados | Anuncie no Portal ABQM | Desenvolvido por Ailes Multiagência