ABQM - Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha

Comunicar Cobertura

Como comunicar as coberturas?

Para comunicar cobertura via site ABQM, acesse LOGIN SERVIÇOS ON LINE. Se você não tem login e senha poderá ser obtida nesta mesma tela. Para isso, você precisa ser cadastrado na ABQM.

O preenchimento do Relatório é muito fácil e em caso de dúvidas acesse o Manual que em nossa página: Sistema Stud Book > Manuais de Utilização.

As coberturas também podem ser comunicadas pelo formulário Relatório de Serviço do Reprodutor, que se encontra em Impressos ABQM.

 

Como emitir o Certificado de Cobertura?

Tenha acesso ao Manual para emissão do certificado de cobertura. Acesse: Sistema Stud Book > Manual do Certificado de Cobertura.

Para ter direito a enviar o Certificado de Cobertura pelo Sistema Stud Book, o proprietário do garanhão deverá ter enviado à ABQM, o Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e com o reconhecimento de Firma e Cartório. O Termo de Responsabilidade poderá ser obtido no site da ABQM (Impressos ABQM).

Quando o Termo for recebido pela ABQM, o criador receberá um e-mail com uma nova senha, e estará apto a emitir Certificados de Cobertura.

Para isso, basta fazer o login e senha no Sistema Stud Book, e ir na Área de Pendências, onde poderá encontrar o Certificado de Cobertura. Clicando no Certificado abrirá uma tela com todas as informações, e aí basta Concluir.

Só poderão ser enviados os Certificados, cujas coberturas foram comunicadas para a ABQM.

 

Mesmo comunicando a cobertura é necessário preencher o Certificado de Cobertura?

Sim, o Certificado de Cobertura é a garantia do proprietário da égua que a sua égua foi coberta pelo garanhão mencionado.

O Certificado de Cobertura é um documento que o dono do cavalo fornece ao dono da égua, para registrar um produto filho desse cruzamento.

Ele é sempre obrigatório quando o dono do cavalo não for o mesmo da égua, ou seja, sempre quando for cedido o serviço de coberturas, nele deve constar as assinaturas dos proprietários, nome e número de registro da égua e do garanhão e as datas em que a égua foi coberta.

Para as éguas comuns vendidas, servidas por reprodutor Quarto de Milha, é obrigatória a apresentação, em todos os casos, do Certificado de Cobertura.

Obs.: Quando for égua comum vendida, é necessário assinatura do proprietário do garanhão e do proprietário anterior da égua.

 

Como comunicar égua Sem Registro?

Ao preencher o Relatório de Serviço de Reprodutor no lugar de mencionar o número do registro da égua informe que a égua é comum ou o número marcado a fogo, sua pelagem e proprietário.

 

Qual o prazo para enviar o Relatório de Serviço de Reprodutor?

O prazo para a entrega do Relatório de Serviço de Reprodutor é:

1º semestre - coberturas de 01/01 até 30/06 - Prazo de entrega: 01/07 até 15/08

2º semestre - coberturas de 01/07 até 31/12 - Prazo de entrega: 02/01 até 15/02

 

Quantas éguas meu garanhão pode cobrir?

40 (quarenta) é o número máximo de éguas a campo para cada garanhão por estação de monta.Monta controlada não tem limite.

 

Comprei uma cobertura e o proprietário do garanhão não comunicou a cobertura.Como devo proceder para registrar meu produto?

É responsabilidade do proprietário do garanhão comunicar as coberturas através do Relatório de Serviço de Reprodutor nas estações de monta, mas se não foi comunicada e o criador forneceu um Certificado de Cobertura, quando o produto nascer chame um Inspetor Oficial da ABQM ou agende através do LOGIN SERVIÇOS ON LINE.

Após o recebimento será gerado uma multa para o interessado pelo registro em questão, de acordo com resolução da Diretoria Executiva em reunião de 19/01/2010.

Banner
Banner
Banner
Banner

Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha | Todos os direitos reservados | Anuncie no Portal ABQM | Desenvolvido por Ailes Multiagência